Licenciatura em Filosofia
Descrição
O empenho e desafio do Curso de Filosofia da FATEC será o de oferecer uma educação de qualidade qualificada, visando atender demandas crescentes de alunos. O referido curso tem como meta principal preparar os discentes para inserção de profissionais qualificados, com formação sólida e consistente no mercado de trabalho, atuando em atividades plurais na sua área de conhecimento. Na faculdade serão desenvolvidas tanto atividades educacionais quanto socioculturais que favorecerão a habilidade dos profissionais por ela formados para atuarem com competência, no campo educacional e social.
Tipo
Licenciatura
Modalidade
Sistema Híbrido
Publico alvo
Estudantes com certificado de conclusão do Ensino Médio, universitários em geral, graduados e profissionais que desejam qualificar na área, professores que tenham interesse em realizar uma segunda licenciatura, e bacharéis e tecnólogos interessados em uma complementação pedagógica.
Duração
48 meses
Previsão de inicio
Entrada Modular
Objetivo
I – Desenvolver, com ênfase crítica em sua orientação pedagógica e metodológica, a conscientização e a formação filosófica humanística (não de caráter dogmático, nem cético), inserida na realidade social brasileira e local, visando à formação para o exercício pleno da cidadania, assentadas as suas bases na autonomia do pensamento e da ação eticamente responsáveis, questionadores e transformadores da realidade – condição fundamental para um processo emancipatório de formação humanística.
II – Possibilitar a apreensão teorético-metodológica, do conhecimento formal e empírico, dos conteúdos de Filosofia em geral, inclusive quanto ao status epistemológico do próprio conhecimento filosófico; além do conhecimento de suas dimensões práticas, relativas aos valores morais, éticos, estéticos, políticos e religiosos da sociedade, bem como da dimensão pragmática da ação política.
III – Propiciar, mediante uma articulação dialética entre teoria e prática – o que se fará inserindo os conteúdos teóricos deste projeto em uma dimensão intensamente dialogada e debatida com a atualização e com o alcance social dos conhecimentos filosóficos –, uma formação capaz de tornar o então discente um futuro educador humanístico, sensível e capaz de atuar no meio social, investido de uma postura ético-política crítica e diagnosticadora de sua realidade.
Conteúdo Programático
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
HISTORIA DA FILOSOFIA ANTIGA I
INTRODUÇÃO À FILOSOFIA
LÓGICA I
METODOLOGIA DE ESTUDOS DE TEXTOS FILOSÓFICOS
HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA II
LÓGICA II
METODOLOGIA CIENTIFICA
METODOLOGIA DE ESTUDOS DE TEXTOS FILOSÓFICOS II
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
ETICA I
HISTORIA DA FILOSOFIA MEDIEVAL I
METAFISICA I
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO NA ESCOLA E O CURRÍCULO (OTEC)
PSICOLOGIA, DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM
DIDÁTICA
ÉTICA II
HISTÓRIA DA FILOSOFIA MEDIEVAL II
METAFÍSICA II
METODOLOGIA DO ENSINO DE FILOSOFIA I
FILOSOFIA DA ARTE E ESTÉTICA
FILOSOFIA SOCIAL E POLÍTICA
HISTÓRIA DA FILOSOFIA MODERNA I
METODOLOGIA DO ENSINO DE FILOSOFIA II
TEORIA DO CONHECIMENTO I
ANTROPOLOGIA FILOSÓFICA
FILOSOFIA DA HISTÓRIA
FILOSOFIA DA RELIGIÃO
HISTÓRIA DA FILOSOFIA MODERNA II
TEORIA DO CONHECIMENTO II
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I
FILOSOFIA DA CIÊNCIA
HISTÓRIA DA FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA I
HISTÓRIA DA FILOSOFIA NO BRASIL
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
FILOSOFIA DA LINGUAGEM
HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA II
ESTÁGIO SUPERVISIONADO III
FILOSOFIA DA MENTE
LIBRAS
TCC I
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
TCC II
Carga Horária Total: 3200 horas-aula
Autorização MEC PORTARIA N° 851, DE 30 de novembro de 2018.