Licenciatura em Ciências Sociais
Descrição
O curso de Ciências Sociais confere diploma na modalidade de licenciatura em Ciências Sociais. Tem como proposta pedagógica possibilitar ao futuro Cientista Social colocar-se de forma criativa e crítica diante de demandas e desafios da sociedade contemporânea. Como as teorias sociais, que se constituem num corpo de indagações a respeito da vida social, emergem de uma pluralidade de sistemas de interpretações e prefigurações da vida social, a formação do profissional em Ciências Sociais deve ser ampla e pluralista, tanto teórica como metodologicamente, tendo como suporte tanto os fundamentos epistemológicos da área, como os de fundamentos da formação acadêmico-profissional do bacharel. O Projeto Pedagógico do Curso proposto é balizado por três parâmetros. O primeiro é a isonomia, ou seja, a competência equilibrada das três disciplinas básicas: Antropologia, Sociologia e Ciência Política, como a busca de uma formação metodológica que contemple a historicidade de cada uma destas Ciências Sociais, que têm trajetórias específicas e métodos próprios.
Tipo
Licenciatura
Modalidade
Sistema Híbrido
Publico alvo
Estudantes com certificado de conclusão do Ensino Médio, universitários em geral, graduados e profissionais que desejam qualificar na área, professores que tenham interesse em realizar uma segunda licenciatura, e bacharéis e tecnólogos interessados em uma complementação pedagógica.
Duração
48 meses
Previsão de inicio
Entrada Modular
Objetivo
Apresentam-se a seguir os objetivos que norteiam a operacionalização do Curso de Licenciatura em Ciências Sociais
Objetivos gerais
– O Curso de Licenciatura em Ciências Sociais da FATEC objetiva formar professores de Sociologia para a Educação Básica, proporcionando aos alunos egressos uma formação teórica e metodológica nas áreas que compõem este campo científico – a Antropologia, a Ciência Política e a Sociologia – e, ao mesmo tempo, habilitá-los para o trabalho interdisciplinar e multiprofissional, para que estes possam estabelecer relações produtivas com a pesquisa, docência e a prática social;
– Formar o profissional, licenciado em Ciências Sociais, com uma sólida formação humanística. Esta se coloca, no projeto pedagógico, como o instrumental fundamental para a formação de profissionais versáteis que possam analisar criticamente a realidade e produzir um conhecimento que o habilite a atuar sobre ela, tanto na área acadêmica, como em áreas de planejamento, assessoria e consultoria para os setores público, privado e não governamental.
Direcionar o curso para um comprometimento com as realidades sociais, políticas e culturais que compõem a identidade brasileira.
Objetivos específicos
– Formar professores aptos a atuar e refletir criticamente sobre os problemas da realidade social, sobretudo brasileira;
– Desenvolver habilidades analíticas, interpretativas, argumentativas e discursivas, articuladas com questões de interesse político, social e cultural possibilitando aos alunos uma ampla formação humanística e técnica;
– Formar educadores para atuação na Educação Básica com competências a fazerem a gestão de processos educativos e a desenvolverem estratégias pedagógicas que visem à formação de sujeitos autônomos e criativos capazes de produzir soluções para questões inerentes a sua realidade, vinculadas à construção de um projeto de desenvolvimento sustentável para o país;
– Preparar o aluno para uma visão crítica e uma capacidade analítica para estabelecer relações e conexões multilineares em situações diferenciadas;
– Desenvolver a habilidade de articular teoria, pesquisa e prática social;
– Preparar o aluno para trabalhar com equipes multidisciplinares junto a órgãos públicos e empresas privadas, organizações governamentais e nãogovernamentais, partidos políticos, sindicatos e movimentos sociais;
– Preparar o aluno em planejamento e gerenciamento, requisitos necessários para o trabalho em consultorias e assessorias;
– Contribuir para a formação ética e o senso de responsabilidade social.
– Promover o espírito investigativo e o desejo de formação continuada entre os profissionais do ensino de Sociologia numa perspectiva crítica, reflexiva e contextualizada na realidade do Noroeste Paulista;
– Estimular na IES e demais parceiros ações articuladas de ensino, pesquisa e extensão voltadas para demandas do ensino de Sociologia propiciando uma maior integração e troca de saberes e conhecimentos entre Universidade, Escola Pública e Comunidade.
– Promover atividades que propiciem a participação da comunidade, enquanto sujeitos, na perspectiva de integrar as atividades de ensino e pesquisa com as demandas da comunidade.
– Fomentar condições para que o ensino, a pesquisa e a extensão estejam articulados no processo formativo, de modo a proporcionar construção coletiva de conhecimento (ensino), resultados referenciados em estudos sistemáticos oriundos de problemas enfrentados pelos educadores (as) (pesquisa) e permanente integração / socialização / comunicação com a comunidade dos conhecimentos produzidos e sistematizados (extensão).
Conteúdo Programático
Quadro 1: 1º Semestre
-
Componente Curricular
Créditos
CH
Presencial
CH EAD
Área de Formação
Pré-Requisito
Introdução à Sociologia
4
–
60
Básica
–
Introdução à Antropologia
4
–
60
–
Introdução à Ciência Política
4
–
60
–
Fundamentos da Pesquisa em Ciências Sociais
4
60
–
–
Prática de Leitura e Produção de Textos
4
60
–
–
Total
20
120
180
Quadro 2: 2º Semestre
-
Componente Curricular
Créditos
CH presencial
CH EAD
Área de Formação
Pré-Requisito
Teoria Sociológica I
4
–
60
Básica
Introdução à Sociologia
Teoria do Conhecimento
4
–
60
–
Sociologia e Educação
4
–
60
Introdução à Sociologia
Informática Básica
2
60
–
–
Laboratório de Pesquisa e Prática Pedagógica em Ciências Sociais I
4
60
–
Integradora
Fundamentos da Pesquisa em Ciências Sociais
Optativa
2
–
30
–
Total
20
120
210
Quadro 3: 3º Semestre
-
Componente Curricular
Créditos
CH presencial
CH EAD
Área de Formação
Pré-Requisito
Teoria Sociológica I I
4
60
–
Básica
Teoria Sociológica I
Teoria Antropológica I
4
60
–
Introdução a Antropologia
Teoria Política I
4
60
–
Introdução a Ciência
Política
Psicologia e Educação
4
–
60
–
Laboratório de Pesquisa e Prática Pedagógica em Ciências Sociais II
4
60
–
Integradora
Laboratório de Pesquisa e Prática Pedagógica em
Ciências Sociais I
Total
20
240
60
Quadro 4: 4º Semestre
-
Componente Curricular
Créditos
CH presencial
CH EAD
Área de Formação
Pré-Requisito
Sociologia Brasileira
2
–
60
Básica
Teoria Sociológica I
Teoria Antropológica II
4
60
–
Teoria Antropológica I
Pensamento Político Brasileiro
2
60
–
Teoria Política I
Política Educacional e Educação Básica no Brasil
4
60
–
–
Didática
4
–
60
Psicologia e Educação
Laboratório de Pesquisa e Prática Pedagógica em Ciências Sociais III
4
60
–
Integradora
Laboratório de Pesquisa e
Prática Pedagógica em Ciências Sociais II
Total
20
240
120
Quadro 5: 5º Semestre
-
Componente Curricular
Créditos
CH presencial
CH EAD
Área de Formação
Pré-Requisito
Sociologia Rural
4
–
60
Específica
Introdução a Sociologia
Antropologia Brasileira
2
60
–
Básica
Teoria Antropológica I
Teoria Política II
4
60
–
Teoria Política I
Currículo e Escola
4
–
60
Didática
Optativa
2
–
60
Integradora
–
Laboratório de Pesquisa e Prática Pedagógica em Ciências Sociais IV
4
60
–
Laboratório de Pesquisa e
Prática Pedagógica em Ciências Sociais III
Total
20
180
180
Quadro 6: 6º Semestre
-
Componente Curricular
Créditos
CH presencial
CH EAD
Área de Formação
Pré-Requisito
Tecnologias Educacionais e Processos de Aprendizagem
4
60
–
Básica
–
Sociologia Contemporânea
2
60
–
Específica
Teoria Sociológica I
Sociedades Camponesas
4
–
60
Introdução à Antropologia
Estado e Políticas Públicas
4
–
60
Introdução à Ciência
Política
Optativa
2
–
60
Integradora
–
Laboratório de Pesquisa e Prática Pedagógica em Ciências Sociais V
4
60
–
Laboratório de Pesquisa e
Prática Pedagógica em Ciências Sociais IV
Total
20
180
180
Quadro 7: 7º Semestre
-
Componente Curricular
Créditos
CH presencial
CH EAD
Área de Formação
Pré-Requisito
Língua Estrangeira A I*
4
60
–
Básica
–
Oficina de Projeto de Pesquisa
4
60
–
Teoria Sociológica II, Teoria Antropológica II, Teoria Política II, Laboratório de Prática de Pesquisa em Ciências
Sociais V
Avaliação de Processos Educacionais
4
–
60
Didática
Sociologia do Desenvolvimento
2
–
60
Específica
Introdução a Sociologia
Optativa
2
–
60
Integradora
–
Estágio Curricular Supervisionado I
13
195
–
Didática, Laboratório de Pesquisa e Prática em Ciências Sociais V, Tecnologias Educacionais e
Processo de Aprendizagem.
Total
29
315
180
*O aluno optará por uma Língua Estrangeira entre Espanhol, Francês Inglês
Quadro 8: 8º Semestre
-
Componente Curricular
Créditos
CH presencial
CH EAD
Área de Formação
Pré-Requisito
Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS
4
60
–
Básica
–
História e Cultura Afro-Brasileira
4
60
–
–
Estágio Curricular Supervisionado II
14
210
–
Estágio Curricular
Supervisionado I
Trabalho de Conclusão de Curso -TCC
2
200
–
Oficina de Projeto de
Pesquisa
Atividades Acadêmicas, científicas e culturais
2
285
—
Total
24
805
–