Licenciatura em Ciências Sociais

Descrição

O curso de Ciências Sociais confere diploma na modalidade de licenciatura em Ciências Sociais. Tem como proposta pedagógica possibilitar ao futuro Cientista Social colocar-se de forma criativa e crítica diante de demandas e desafios da sociedade contemporânea. Como as teorias sociais, que se constituem num corpo de indagações a respeito da vida social, emergem de uma pluralidade de sistemas de interpretações e prefigurações da vida social, a formação do profissional em Ciências Sociais deve ser ampla e pluralista, tanto teórica como metodologicamente, tendo como suporte tanto os fundamentos epistemológicos da área, como os de fundamentos da formação acadêmico-profissional do bacharel. O Projeto Pedagógico do Curso proposto é balizado por três parâmetros. O primeiro é a isonomia, ou seja, a competência equilibrada das três disciplinas básicas: Antropologia, Sociologia e Ciência Política, como a busca de uma formação metodológica que contemple a historicidade de cada uma destas Ciências Sociais, que têm trajetórias específicas e métodos próprios.

Tipo

Licenciatura

Modalidade

Sistema Híbrido

Publico alvo

Estudantes com certificado de conclusão do Ensino Médio, universitários em geral, graduados e profissionais que desejam qualificar na área, professores que tenham interesse em realizar uma segunda licenciatura, e bacharéis e tecnólogos interessados em uma complementação pedagógica.

Duração

48 meses

Previsão de inicio

Entrada Modular

Objetivo

Apresentam-se a seguir os objetivos que norteiam a operacionalização do Curso de Licenciatura em Ciências Sociais

Objetivos gerais

– O Curso de Licenciatura em Ciências Sociais da FATEC objetiva formar professores de Sociologia para a Educação Básica, proporcionando aos alunos egressos uma formação teórica e metodológica nas áreas que compõem este campo científico – a Antropologia, a Ciência Política e a Sociologia – e, ao mesmo tempo, habilitá-los para o trabalho interdisciplinar e multiprofissional, para que estes possam estabelecer relações produtivas com a pesquisa, docência e a prática social;
– Formar o profissional, licenciado em Ciências Sociais, com uma sólida formação humanística. Esta se coloca, no projeto pedagógico, como o instrumental fundamental para a formação de profissionais versáteis que possam analisar criticamente a realidade e produzir um conhecimento que o habilite a atuar sobre ela, tanto na área acadêmica, como em áreas de planejamento, assessoria e consultoria para os setores público, privado e não governamental.
Direcionar o curso para um comprometimento com as realidades sociais, políticas e culturais que compõem a identidade brasileira.

Objetivos específicos

– Formar professores aptos a atuar e refletir criticamente sobre os problemas da realidade social, sobretudo brasileira;
– Desenvolver habilidades analíticas, interpretativas, argumentativas e discursivas, articuladas com questões de interesse político, social e cultural possibilitando aos alunos uma ampla formação humanística e técnica;
– Formar educadores para atuação na Educação Básica com competências a fazerem a gestão de processos educativos e a desenvolverem estratégias pedagógicas que visem à formação de sujeitos autônomos e criativos capazes de produzir soluções para questões inerentes a sua realidade, vinculadas à construção de um projeto de desenvolvimento sustentável para o país;
– Preparar o aluno para uma visão crítica e uma capacidade analítica para estabelecer relações e conexões multilineares em situações diferenciadas;
– Desenvolver a habilidade de articular teoria, pesquisa e prática social;
– Preparar o aluno para trabalhar com equipes multidisciplinares junto a órgãos públicos e empresas privadas, organizações governamentais e nãogovernamentais, partidos políticos, sindicatos e movimentos sociais;
– Preparar o aluno em planejamento e gerenciamento, requisitos necessários para o trabalho em consultorias e assessorias;
– Contribuir para a formação ética e o senso de responsabilidade social.
– Promover o espírito investigativo e o desejo de formação continuada entre os profissionais do ensino de Sociologia numa perspectiva crítica, reflexiva e contextualizada na realidade do Noroeste Paulista;
– Estimular na IES e demais parceiros ações articuladas de ensino, pesquisa e extensão voltadas para demandas do ensino de Sociologia propiciando uma maior integração e troca de saberes e conhecimentos entre Universidade, Escola Pública e Comunidade.
– Promover atividades que propiciem a participação da comunidade, enquanto sujeitos, na perspectiva de integrar as atividades de ensino e pesquisa com as demandas da comunidade.
– Fomentar condições para que o ensino, a pesquisa e a extensão estejam articulados no processo formativo, de modo a proporcionar construção coletiva de conhecimento (ensino), resultados referenciados em estudos sistemáticos oriundos de problemas enfrentados pelos educadores (as) (pesquisa) e permanente integração / socialização / comunicação com a comunidade dos conhecimentos produzidos e sistematizados (extensão).

Conteúdo Programático

Quadro 1: 1º Semestre

Componente Curricular

Créditos

CH

Presencial

CH EAD

Área de Formação

Pré-Requisito

Introdução à Sociologia

4

60

Básica

Introdução à Antropologia

4

60

Introdução à Ciência Política

4

60

Fundamentos da Pesquisa em Ciências Sociais

4

60

Prática de Leitura e Produção de Textos

4

60

Total

20

120

180

Quadro 2: 2º Semestre

Componente Curricular

Créditos

CH presencial

CH EAD

Área de Formação

Pré-Requisito

Teoria Sociológica I

4

60

Básica

Introdução à Sociologia

Teoria do Conhecimento

4

60

Sociologia e Educação

4

60

Introdução à Sociologia

Informática Básica

2

60

Laboratório de Pesquisa e Prática Pedagógica em Ciências Sociais I

4

60

Integradora

Fundamentos da Pesquisa em Ciências Sociais

Optativa

2

30

Total

20

120

210

Quadro 3: 3º Semestre

Componente Curricular

Créditos

CH presencial

CH EAD

Área de Formação

Pré-Requisito

Teoria Sociológica I I

4

60

Básica

Teoria Sociológica I

Teoria Antropológica I

4

60

Introdução a Antropologia

Teoria Política I

4

60

Introdução a Ciência

Política

Psicologia e Educação

4

60

Laboratório de Pesquisa e Prática Pedagógica em Ciências Sociais II

4

60

Integradora

Laboratório de Pesquisa e Prática Pedagógica em

Ciências Sociais I

Total

20

240

60

Quadro 4: 4º Semestre

Componente Curricular

Créditos

CH presencial

CH EAD

Área de Formação

Pré-Requisito

Sociologia Brasileira

2

60

Básica

Teoria Sociológica I

Teoria Antropológica II

4

60

Teoria Antropológica I

Pensamento Político Brasileiro

2

60

Teoria Política I

Política Educacional e Educação Básica no Brasil

4

60

Didática

4

60

Psicologia e Educação

Laboratório de Pesquisa e Prática Pedagógica em Ciências Sociais III

4

60

Integradora

Laboratório de Pesquisa e

Prática Pedagógica em Ciências Sociais II

Total

20

240

120

Quadro 5: 5º Semestre

Componente Curricular

Créditos

CH presencial

CH EAD

Área de Formação

Pré-Requisito

Sociologia Rural

4

60

Específica

Introdução a Sociologia

Antropologia Brasileira

2

60

Básica

Teoria Antropológica I

Teoria Política II

4

60

Teoria Política I

Currículo e Escola

4

60

Didática

Optativa

2

60

Integradora

Laboratório de Pesquisa e Prática Pedagógica em Ciências Sociais IV

4

60

Laboratório de Pesquisa e

Prática Pedagógica em Ciências Sociais III

Total

20

180

180

Quadro 6: 6º Semestre

Componente Curricular

Créditos

CH presencial

CH EAD

Área de Formação

Pré-Requisito

Tecnologias Educacionais e Processos de Aprendizagem

4

60

Básica

Sociologia Contemporânea

2

60

Específica

Teoria Sociológica I

Sociedades Camponesas

4

60

Introdução à Antropologia

Estado e Políticas Públicas

4

60

Introdução à Ciência

Política

Optativa

2

60

Integradora

Laboratório de Pesquisa e Prática Pedagógica em Ciências Sociais V

4

60

Laboratório de Pesquisa e

Prática Pedagógica em Ciências Sociais IV

Total

20

180

180

Quadro 7: 7º Semestre

Componente Curricular

Créditos

CH presencial

CH EAD

Área de Formação

Pré-Requisito

Língua Estrangeira A I*

4

60

Básica

Oficina de Projeto de Pesquisa

4

60

Teoria Sociológica II, Teoria Antropológica II, Teoria Política II, Laboratório de Prática de Pesquisa em Ciências

Sociais V

Avaliação de Processos Educacionais

4

60

Didática

Sociologia do Desenvolvimento

2

60

Específica

Introdução a Sociologia

Optativa

2

60

Integradora

Estágio Curricular Supervisionado I

13

195

Didática, Laboratório de Pesquisa e Prática em Ciências Sociais V, Tecnologias Educacionais e

Processo de Aprendizagem.

Total

29

315

180

*O aluno optará por uma Língua Estrangeira entre Espanhol, Francês Inglês

Quadro 8: 8º Semestre

Componente Curricular

Créditos

CH presencial

CH EAD

Área de Formação

Pré-Requisito

Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS

4

60

Básica

História e Cultura Afro-Brasileira

4

60

Estágio Curricular Supervisionado II

14

210

Estágio Curricular

Supervisionado I

Trabalho de Conclusão de Curso -TCC

2

200

Oficina de Projeto de

Pesquisa

Atividades Acadêmicas, científicas e culturais

2

285

Total

24

805