Licenciatura em história

Descrição

Este curso é voltado para:

  • Possibilitar aos educandos um conhecimento histórico que não se desvincule de um olhar mais amplo para o seu tempo e para a sociedade que
  • Possibilitar aos educandos um conhecimento histórico que dê condições para torná-los capazes de problematizar os problemas emergentes no presente e de se relacionar com os mesmos de forma crítica e ética.
  • Propiciar a articulação entre ensino-pesquisa-extensão, de maneira que seja possível ao graduando inserir-se plenamente no campo de atuação prático da História, ao mesmo tempo, conectado ao anseios da
  • Possibilitar aos educandos as diversas concepções teórico-metodológicas que validam categorias de análise e orientam as produções no campo de saber histórico.
  • Problematizar as produções de subjetividades e de identidades em suas relações com as múltiplas dimensões do tempo e do espaço.
  • Produzir um conhecimento comprometido com práticas políticas e éticas, voltadas para as relações de alteridade, de respeito aos grupos sócio-culturais e étnicos.

Tipo

Licenciatura

Modalidade

Sistema Híbrido

Publico alvo

Estudantes com certificado de conclusão do Ensino Médio, universitários em geral, graduados e profissionais que desejam qualificar na área.  Licenciados que desejam realizar uma segunda licenciatura, bacharéis e tecnólogos que desejam realizar um curso de complementação pedagógica.

Duração

48 meses

Previsão de inicio

Entrada Modular

Objetivo

Levar o formando a:

  • Dominar as diferentes concepções teórico-metodológicas que dão suporte à construção de categorias para a análise das relações sócio-históricas no decorrer do tempo.
  • Compreender a historiografia, possibilitando se situar no debate histórico, no sentido de problematizar marcos cronológicos e eventos históricos cristalizados e ampliar visões sobre os temas estudados, apontando para outras experiências históricas.
  • Problematizar a constituição de diferentes relações de tempo e espaço inscrita nas múltiplas dimensões das experiências dos sujeitos históricos.
  • Ter um domínio básico das diferentes épocas históricas, suas relações com os povos, com os sujeitos e com as tradições, bem como sua interrelação.
  • Conhecer as informações básicas referentes às diferentes épocas históricas.
  • Problematizar as fontes, identificando suas linguagens específicas e situando-as como monumentos que guardam consigo vontade de memória e de verdade e que se inscrevem em relações de poder.
  • Dialogar com os outros campos de saber, para problematizar conceitos, teorias e verdades estabelecidas, bem como articular métodos e alargar o campo do historiador, mas de forma autônoma, garantindo a especificidade e a singularidade do conhecimento histórico e da prática do historiador.
  • Compreender que toda relação com o conhecimento é relação de produção, valorizando, pois, a pesquisa e sua difusão em todos os campos possíveis de trabalho do historiador: Âmbito acadêmico, Instituições de Ensino variadas, museus, órgãos de preservação de documentos e espaços de políticas e projetos de gestão do patrimônio cultural.
  • Ter domínio básico na utilização da informática, que deve processar-se a partir da própria dinâmica dos componentes curriculares.
  • Situar-se eticamente face aos diversos grupos sócio-culturais e étnicos, fomentando problematizações de preconceitos, que apontem para a possibilidade de uma relação de alteridade e de tolerância.
  • Enquanto profissional de história, ter o discernimento para atuar politicamente e arbitrar sobre questões que afetam o seu presente.

Conteúdo Programático

Matéria CH
1 semestre
Filosofia da educação 30
História antiga ocidental 75
História antiga oriental 75
Introdução aos estudos da história 75
Pré história 75

2 semestre
História asiática 75
História da ÁFrica 75
História medieval 60
Metodologia do ensino de história I 60
Teoria da história I 60

3 semestre
História ibérica 75
História moderna 75
Metodologia do ensino de história II 60
Eletiva 30
Sociologia da história II 75

4 semestre
História da américa I 60
História do Brasil I 75
História indígena 75
Metodologia do ensino da história III 60
Teoria da história III 75

5 semestre
História da américa II 30
História do estado de SP I 75
História do Brasil II 75
História e interdisciplinaridade 75
Metodologia do ensino da história IV 60
Eletiva 30

6 semestre
Estágio supervisionado em ensino de História I 105
História da américa III 60
História do estado de SP II 75
História do Brasil III 75
Eletiva 30

7 semestre
Estágio supervisionado em ensino de história II 105
História contemporânea I 75
História do Brasil IV 75
Historiografia Brasileira I 75

8 semestre
Eletiva 30
Estágio supervisionado em ensino de história III 105
História contemporânea II 75
Historiografia Brasileira II 75
Psicologia do desenvolvimento da aprendizagem (PDA) 60
TCC I 60

9 semestre
Estágio supervisionado em ensino de história IV 105
História contemporânea III 75
Língua brasileira de sinais I 30
Memória e patrimônio cultural 75
TCC II 60

TOTAL DIMENSÃO FORMATIVA 3135

Portaria de autorização MEC: PORTARIA N° 796, DE 09 de novembro de 2018.