Licenciatura em história
Descrição
Este curso é voltado para:
- Possibilitar aos educandos um conhecimento histórico que não se desvincule de um olhar mais amplo para o seu tempo e para a sociedade que
- Possibilitar aos educandos um conhecimento histórico que dê condições para torná-los capazes de problematizar os problemas emergentes no presente e de se relacionar com os mesmos de forma crítica e ética.
- Propiciar a articulação entre ensino-pesquisa-extensão, de maneira que seja possível ao graduando inserir-se plenamente no campo de atuação prático da História, ao mesmo tempo, conectado ao anseios da
- Possibilitar aos educandos as diversas concepções teórico-metodológicas que validam categorias de análise e orientam as produções no campo de saber histórico.
- Problematizar as produções de subjetividades e de identidades em suas relações com as múltiplas dimensões do tempo e do espaço.
- Produzir um conhecimento comprometido com práticas políticas e éticas, voltadas para as relações de alteridade, de respeito aos grupos sócio-culturais e étnicos.
Tipo
Licenciatura
Modalidade
Sistema Híbrido
Publico alvo
Estudantes com certificado de conclusão do Ensino Médio, universitários em geral, graduados e profissionais que desejam qualificar na área. Licenciados que desejam realizar uma segunda licenciatura, bacharéis e tecnólogos que desejam realizar um curso de complementação pedagógica.
Duração
48 meses
Previsão de inicio
Entrada Modular
Objetivo
Levar o formando a:
- Dominar as diferentes concepções teórico-metodológicas que dão suporte à construção de categorias para a análise das relações sócio-históricas no decorrer do tempo.
- Compreender a historiografia, possibilitando se situar no debate histórico, no sentido de problematizar marcos cronológicos e eventos históricos cristalizados e ampliar visões sobre os temas estudados, apontando para outras experiências históricas.
- Problematizar a constituição de diferentes relações de tempo e espaço inscrita nas múltiplas dimensões das experiências dos sujeitos históricos.
- Ter um domínio básico das diferentes épocas históricas, suas relações com os povos, com os sujeitos e com as tradições, bem como sua interrelação.
- Conhecer as informações básicas referentes às diferentes épocas históricas.
- Problematizar as fontes, identificando suas linguagens específicas e situando-as como monumentos que guardam consigo vontade de memória e de verdade e que se inscrevem em relações de poder.
- Dialogar com os outros campos de saber, para problematizar conceitos, teorias e verdades estabelecidas, bem como articular métodos e alargar o campo do historiador, mas de forma autônoma, garantindo a especificidade e a singularidade do conhecimento histórico e da prática do historiador.
- Compreender que toda relação com o conhecimento é relação de produção, valorizando, pois, a pesquisa e sua difusão em todos os campos possíveis de trabalho do historiador: Âmbito acadêmico, Instituições de Ensino variadas, museus, órgãos de preservação de documentos e espaços de políticas e projetos de gestão do patrimônio cultural.
- Ter domínio básico na utilização da informática, que deve processar-se a partir da própria dinâmica dos componentes curriculares.
- Situar-se eticamente face aos diversos grupos sócio-culturais e étnicos, fomentando problematizações de preconceitos, que apontem para a possibilidade de uma relação de alteridade e de tolerância.
- Enquanto profissional de história, ter o discernimento para atuar politicamente e arbitrar sobre questões que afetam o seu presente.
Conteúdo Programático
Matéria CH
1 semestre
Filosofia da educação 30
História antiga ocidental 75
História antiga oriental 75
Introdução aos estudos da história 75
Pré história 75
2 semestre
História asiática 75
História da ÁFrica 75
História medieval 60
Metodologia do ensino de história I 60
Teoria da história I 60
3 semestre
História ibérica 75
História moderna 75
Metodologia do ensino de história II 60
Eletiva 30
Sociologia da história II 75
4 semestre
História da américa I 60
História do Brasil I 75
História indígena 75
Metodologia do ensino da história III 60
Teoria da história III 75
5 semestre
História da américa II 30
História do estado de SP I 75
História do Brasil II 75
História e interdisciplinaridade 75
Metodologia do ensino da história IV 60
Eletiva 30
6 semestre
Estágio supervisionado em ensino de História I 105
História da américa III 60
História do estado de SP II 75
História do Brasil III 75
Eletiva 30
7 semestre
Estágio supervisionado em ensino de história II 105
História contemporânea I 75
História do Brasil IV 75
Historiografia Brasileira I 75
8 semestre
Eletiva 30
Estágio supervisionado em ensino de história III 105
História contemporânea II 75
Historiografia Brasileira II 75
Psicologia do desenvolvimento da aprendizagem (PDA) 60
TCC I 60
9 semestre
Estágio supervisionado em ensino de história IV 105
História contemporânea III 75
Língua brasileira de sinais I 30
Memória e patrimônio cultural 75
TCC II 60
TOTAL DIMENSÃO FORMATIVA 3135
Portaria de autorização MEC: PORTARIA N° 796, DE 09 de novembro de 2018.